terça-feira, 19 de julho de 2011

Pescador - Sérgio Pimenta


Vendo a pintura da Tarsila do Amaral por estes dias, lembrei do Pescador do Sérgio Pimenta:


É manhã pescador
Já se lança no mar
Pra pegar uns pescados
Pra ganhar uns trocados para se sustentar
Sol à sol com suor
Céu e céu, mar e mar
Quando enfrenta perigo
Logo lembra do amigo
Que não pôde voltar
Meia volta se faz
Não dá pra retornar
Some o sol, some a cor
Surge o medo e temor
E esquece da dor
E esquece do pão
E esquece o metal
Sabe que de sua vida se Deus não der guarida
O que vem é fatal
Pois se a vida é naufrágio
Todo o esforço é fracasso
Só Deus tem solução

Fiquei pensando como as prioridades da nossa vida mudam conforme as condições de contorno mudam. Quando era pescador pensava no peixe, mas quando vinha o temporal só pensava em evitar o naufrágio.

Sempre lembro de uma canção dos Engenheiros do Hawaii: "Hey Mãe, eu tenho uma guitarra elétrica, durante muito tempo isso foi tudo o que eu queria ter, mas hey Mãe, alguma coisa ficou pra trás, antigamente eu sabia exatamente o que fazer..."
Acho que hoje as vezes me pego com este sentimento de não saber o que fazer...
Acho que é por isso que o Sergio lembrou que Só Deus tem solução... Solução para os nossos dilemas, solução para as nossa aflições...
Ps. Fantástica a pintura da Tarsila, não?!

Um comentário: