domingo, 3 de julho de 2011

Se não ouviu, ouça! – Ouvi dizer – grupo Elo (1978)


Nascido do coração do maestro Dick Torrans e de jovens estudantes do Instituto Bíblico Palavra da Vida (entre eles Paulo Cezar da Silva e Jayro Trench Gonçalves), o grupo Elo surgiu na década de 70 com uma proposta musical e literária diferenciada.

Propondo-se a aliar uma produção musical de boa qualidade e com conteúdo relevante da palavra de Deus, visando a evangelização principalmente de jovens. Se alinhando com a proposta vigente da Missão Vencedores por Cristo, buscavam sensibilizar as liderenaças evangélicas da época para se buscar formas adequadas na evangelização e na edificação espiritual.
Além de Jayrinho e Paulo Cezar passaram pelo grupo suas respectivas esposas Nilma Soares e Nancy Torrens além de Oscar Valdez, Beto MoraesTim J. Schlener e Reginaldo.



O primeiro trabalho do grupo Elo foi um álbum com características artesanais, gravado em 1976 apenas com violões, mas com um conteúdo poético e teológico muito relevante. Composições como “calmo, sereno e tranqüilo”, “santo lugar”, “foi assim” e “seguir a Cristo” fizeram parte deste primeiro trabalho.


Depois veio “Nova Jerusalém”, um trabalho mais elaborado, que manteve a mesma linha poética, manteve, contudo, algumas composições do hinário popular cristã. Contou com a participação do Guilherme Kerr nos violões e do Nelson Bomilcar no contrabaixo. Em 1978 eles gravaram o que certamente deve ser o seu trabalho mais conhecido, Ouvi dizer.



1. Calmo, Sereno, Tranquilo  (ouça aqui)
2. Mais perto quero estar (ouça aqui)
3. Ao sentir (ouça aqui)
4. Ouvi Dizer (ouça aqui)
5. Jesus Provou (ouça aqui)
6. Céu Lindo Céu (ouça aqui)
7. Você Chegou (ouça aqui)
8. Autor da Minha Fé (ouça aqui)

Canções como "Calmo, Sereno e Tranquilo", "Ao sentir", "Jesus Provou" e "Autor da minha fé" tornaram-se clássicos, sendo ainda hoje cantadas e regravadas por vários cantores.



Este álbum traz a primeira gravação de uma música excepcional chamada Autor da Minha Fé. Certamente a mais bela canção escrita na língua portuguesa, dificilmente será superada. Não é a toa que ela é a composição mais conhecida do Paulo Cezar, sempre cantada ao final das suas apresentações no Grupo Logos.


Ouvi dizer foi um dos primeiros álbuns de musica cristã que eu ouvi nos primeiros anos de minha conversão. Além de ter me guiado para muitos outros trabalhos e composições relevantes, sempre fico emocionado quando ouço Autor da Minha fé. Embora não tenha vivido a época, não é difícil imaginar o impacto que este trabalho de grande relevância literária teve na musica brasileira.

4 comentários:

  1. Realmente "Autor da minha fé" é uma das canções cristãs mais belas ouvida até hoje. Dificilmente será superada pois transmite realmente a fé e a intimidade de um espírito adorador. Sou admirador do trabalho deles assim como de todas as melodias lançadas pelo grupo Elo. Conheci o Dr. Jairo, pai do Jairinho, ele é um homem de Deus. Tenho desejo muito grande de poder louvar ao nosso Deus e levar o evangelho a muitos por intermédio da música...

    ResponderExcluir
  2. Batistão que é, meu pai sempre me fez ouvir todos os seus hinos preferidos. Ouvi muito o grupo Elo e ele me contou toda a história do chamado Jayrinho. Músicas belíssimas que um dia, quando tiver filhos, se Deus quiser, também os ensinarei a gostar.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite. Algum de vocês meus irmãos, tem o testemunho do Jairinho, contado por ele mesmo. Se eu não me engano, foi em um retiro espiritual.

    ResponderExcluir